Curiosidades

A Oliveira, árvore mítica e símbolo de imortalidade (e dos bons auspícios), funde-se com a história e a tradição. O sumo da sua fruta, o azeite, tem múltiplas utilizações: na alimentação, medicina, higiene e beleza.

Nesta primeira edição, divulgaremos algumas conclusões obtidas de estudos realizados com a finalidade de analisar os benefícios da utilização do azeite na alimentação.

Devido às características do Azeite, que são:

(*) indispensáveis à vida humana

O seu consumo ajuda a:

Portanto, poderá prevenir o aparecimento de várias doenças, entre elas:

Resumindo, sempre que possível tente incorporar este alimento de elevado valor nutricional na sua dieta, pois para além do sabor único que confere aos alimentos, dentre as gorduras utilizadas na alimentação, é aquela que tem um perfil de ácidos gordos mais equilibrado.

Mas, convém lembrar que há azeites a serem comercializados que são misturados com azeite refinado para baixar o seu preço, e portanto, deixam de ser puros perdendo as propriedades anteriormente referidas.

Para poder usufruir plenamente das virtudes do Azeite, deve consumi-lo cru.

Mas, no caso de fazer frituras, deve continuar a usar azeite, pois os outros óleos vegetais alteram-se com o calor, podendo gerar substâncias nocivas, a partir dos 170ºC.